Naquela manhã 48 P-47 Thunderbolts decolaram da base avançada em Manston. Os 3 esquadrões do 56th Fighter Group estavam no ar: 61º (esquadrão de Johnson), 62º e o 63º. Antes da missão, Johnson sentiu o medo que sempre se sente antes do combate, medo que se transforma em maior alerta. Decolaram, passaram o Canal da Mancha em direção à França, e logo avistaram 16 Fw-190. Robert acabou sendo atingido antes que pudesse comunicar ou coordenar a sua esquadrilha, balas de 20mm atravessaram seu avião, devastando seu canopy, fazendo buracos, e fazendo com que Johnson sentisse grande urgência em saltar. Mais explosões sacudiram o Thunderbolt, e os frenéticos chamados de "Mayday!" de Robert não tiveram resposta. O Fogo começou a envolver a cabine.
O P-47 entrou em um parafuso incontrolável e o canopy destorcido travou e resistiu às repetidas tentativas, de Johnson, de abrí-lo. Enquanto ele lutava em vão com o canopy, o fogo no motor milagrosamente apagou, mas ele mal podia ver já que óleo vazava do motor danificado. Ele tentou se espremer para sair pelo vidro quebrado, mas a abertura era pequena demais para ele e seu pára-quedas. Preso em seu Thunderbolt ele decidiu fazer um pouso forçado e fugir. Ele tomou o rumo da Espanha - rota de fuga recomendada. Após lutar contra a hipóxia, ele percebeu que o avião voava razoavelmente bem, então, rumou para a Inglaterra confiando em sua altitude para fazer um longo e parcialmente motorizado voo planado de volta para casa.
O painel de instrumentos estava aniquilado. O vento constantemente soprava óleo e fluído hidráulico em seu rosto, ele tinha se recusado a usar os óculos de voo naquela manhã, e qualquer tentativa de esfregar os olhos piorava ainda mais a situação. Ele e seu avião estavam terríveis, mas incrivelmente ainda voavam. Ele seguia em direção do Canal da Mancha, desesperado para sair do território inimigo altamente defendido. Serpenteando constantemente ele ficou horrorizado ao avistar um Fw-190 de nariz amarelo e uma bela pintura azul. Johnson estava completamente indefeso, e só lhe restava esperar o inimigo o abater. Infelizmente, para Johnson, o Fw-190 era pilotado por Egon Mayer, um ás com, na época, 66 vitórias. O alemão se aproximou calmamente do já aleijado caça norte-americano. Johnson se encolheu atrás de seu assento blindado aguardando o inevitável. O alemão, então, abriu fogo de .30, sem errar, apenas despejando chumbo no pobre Thunderbolt. Robert usou o leme, virando para esquerda e direita, diminuindo a velocidade fazendo com que o Fw-190 o ultrapassasse e quando este ficou à sua frente ele atirou. O Fw-190 se esquivou dos tiros do cegado Johnson, deu a volta, e agora voava ao seu lado. O piloto examinou o esburacado Thunderbolt e balançou a cabeça descrédulo. Ele virou para trás de Johnson novamente mandando outra rajada. De alguma forma o já muito danificado, porém muito bem blindado, P-47 se manteve no ar. O piloto alemão voltou a voar ao lado de Johnson, enquanto eles se aproximavam da costa sul do Canal. Ainda em voo Johnson percebeu o quão sortudo era por ter sido encontrado pelo inimigo depois de sua munição de 20mm ter acabado.
Agora voando sobre o canal, Egon Mayer, foi para as 6h de Johnson e atirou o que restava de sua munição .30, ainda assim, depois de tanto ser atingido, o P-47 continuou voando. Então o inimigo voltou a "voar em formação" com Johnson, balançou suas asas em saudação e foi embora antes que os dois chegassem à costa inglesa. Robert tinha sobrevivido às incríveis rajadas a queima-roupa, mas ainda tinha a difícil tarefa de pousar o avião. Ele contatou o controle Mayday pelo rádio que o instruiu a subir se possível. O avião danificado subiu, e depois de mais comunicação, aproou sua base em Manston. Primeiro ele sobrevoou o aerporto, pois, não sabia se seu trem de pouso funcionaria. Funcionou, travou e ele pode pousar em segurança.
Robert pousou seu avião e contou mais de 200 buracos de bala sem nem dar a volta no avião, ele também viu que uma bala de 20mm tinha explodido logo atrás do seu apoio para cabeça tornando impossível a abertura do canopy. A dura blindagem do Thunderbolt tinha, mais uma vez, trazido um piloto de volta para casa.
Robert S. Johnson 27 vitórias, nasceu em 1920 e morreu em Dezembro de 1998. Integrante do 61st Fighter Squadron do 56th Fighter Group comandado por Hub Zemke.
Oberstleutnant (Tenente Coronel) Egon Mayer 102 vitórias. Jagdgeschwader 2 "Richthofen" nasceu em 19 de agosto de 1917 e foi morto em combate em 02/03/1944.
O P-47 no fim da guerra contava com a destruição de 3752 aviões inimigos, 86000 vagões ferroviários, 6000 blindados e 9000 locomotivas.
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