Foi concluído no mês passado a Revisão Crítica de Projeto (“Critical Design Review” – CDR) do helicóptero de ataque Mi-35M (AH-2 Sabre na FAB) e de seu simulador de voo, ambos adquiridos pelo Comando da Aeronáutica (Comaer) em negociação com as empresas russas Rosoboronexport (agência estatal russa responsável pela comercialização de materiais de defesa), Rostvertol PLC (fabricante do helicóptero) e Transas-Kronshtadt (encarregada do simulador).
Com o objetivo de complementar os trabalhos da Revisão Preliminar de Projeto (PDR, Preliminary Design Review), realizada, em abril deste ano, no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (Rio de Janeiro), a CDR dividiu-se em duas etapas: na primeira, entre os dias 8 e 17 de julho, na cidade de Rostov-on-Don (Rússia), abordaram-se questões relativas ao helicóptero; na segunda, iniciada em 20 de julho e concluída quatro dias depois, na cidade de São Petersburgo (Rússia), discutiram-se detalhes acerca do simulador de voo.
Nas duas fases da reunião, o Comando da Aeronáutica fez-se representar por membros da Comissão de Fiscalização e Recebimento de Material do Mi-35M (estabelecida na Rússia) e por uma equipe técnica do Grupo de Trabalho para a Implantação do AH-2 na FAB (GT Sabre) composta por militares do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (Dirmab) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).
O encontro na Rússia encerrou o ciclo de revisões do projeto e deu início à fase de acompanhamento das tarefas que as empresas têm de realizar antes da entrega do helicóptero e do simulador às autoridades brasileiras.
A Força Aérea Brasileira deverá receber 12 helicópteros de ataque e transporte MI-35M, um simulador de vôo, suporte operacional, suporte logístico e treinamento de emprego. No programa de aquisição das aeronaves, também foi inserida a transferência de tecnologia, para a construção de Banco de Dados Visuais para o simulador de vôo. Foram garantidos também quatro projetos no Programa de Off-set.Serão fornecidas pelo fabricante as especificações necessárias para que sejam identificados e utilizados produtos químicos e especiais nacionais.
Cronograma de recebimento das aeronaves:
• 1º Lote (3 aeronaves) > agosto de 2009
• Simulador de vôo > novembro de 2009
• 2º Lote (3 aeronaves) > abril de 2010
• 3º Lote (3 aeronaves) > dezembro de 2010
• 4º Lote (3 aeronaves) > agosto de 2011
Simulador Mi-35M no MAKS 2007
FICHA TÉCNICA
Propulsão: 2 motores Klimov TV-3-117VMA com 2200 hp
Velocidade máxima: 324 Km/h.
Velocidade de cruzeiro: 280 Km/h.
Alcance: 450 km.
Razão de subida vertical: 749,8 m/min
Fator de carga: +1,75 g
Altitude maxima: 4500 m.
Armamento: Um canhão de dois canos GSh-23L em calibre 23 mm ou uma metralhadora Yakushev Borzov YAK-B 12,7 mm com 4 canos rotativo, 16 mísseis AT-6 Spiral ou AT-9 Spiral 2 (Ataka) antitanque, 2 casulos com 20 foguetes de 80 mm ou casulos UB-32 de 32 foguetes de 50 mm, casulos lançadores de granadas.
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